Comprar seguidores: 3 motivos para não fazer isso

Entenda de uma vez por todas o porquê da prática de comprar seguidores não ser tão aprovada nos dias atuais.

foto do cleomir santos consultor de marketing digital

Por CLEOMIR SANTOS

Certamente, todos sabem que podemos fingir um monte de coisas no Instagram, seja aquela viagem de férias, um anel de noivado, um negócio de sucesso, uma forte personalidade, e por que não fingir o número da sua audiência? Sem dúvidas, você já deve ter cogitado comprar seguidores, se não, te damos os parabéns.

Até nós do Me Ajuda Cleo, já passamos por essa situação. E nosso idealizador Cleomir, no início da sua jornada empreendedora cometeu este grave erro.

Dito isso, resolvemos relatar aqui através de fatos e da experiência do mesmo que realizou a prática de comprar seguidores, alguns motivos pelos quais você não pode de forma alguma tomar essa decisão.

Mesmo se você quiser aumentar sua taxa de engajamento, ou melhorar suas vendas no Instagram, descartamos essa possibilidade. A verdade é que você não precisa ter 1 milhão de seguidores para ter sucesso na rede social.

Confira abaixo as dicas que viemos compartilhar com vocês:

1 – O Instagram pode suspender sua conta se você comprar seguidores

De acordo com os Termos de Uso do Instagram, existem algumas práticas que são explicitamente proibidas na plataforma, por exemplo: a criação de contas falsas e comprar seguidores são algumas delas.

E qual a medida que o Instagram toma em relação a contas que realizam essa prática? Simples. Ele elimina as mesmas como se o perfil pertencesse a um robô ou fantasmas.

Se você já comprou seguidores, com certeza receberá um aviso, e/ou você poderá ter sua conta temporariamente desativada. Além disso, você irá perder todos os seguidores que adquiriu e, na pior das hipóteses, o Instagram pode simplesmente eliminar sua conta para sempre.

Conselho: Caso você esteja saturado (a) da rede social e quiser dar um tempo na plataforma, você pode desativar sua conta do Instagram de forma temporária. Clique aqui para saber como fazer isso.

2 – Após comprar seguidores, outras marcas podem não querer sua parceria

Existem muitas ferramentas (Ninjalitics, HypeAuditor, etc.) que analisam um perfil do Instagram e mostrarão qualquer segredo sujo de um potencial parceiro.

Dito isso, para quem trabalha como influenciador, social media ou gestor de tráfego e pretende crescer na plataforma, a pior coisa para sua carreira é comprar seguidores.

Na verdade, ao invés de comprar, hoje a maioria dos influenciadores está tentando se livrar de seguidores falsos, o objetivo é melhorar seu engajamento e a atratividade de marcas em potencial.

3 – Seus seguidores reais podem perceber que você comprou seguidores e irão te abandonar

Um perfil que possui muitos seguidores falsos torna-se fácil de identificar por aqueles que utilizam a rede social regularmente.

Um número alto de seguidores que não interagem com sua marca, demonstra apenas amadorismo ao seu trabalho e desespero.

Dessa forma, todos os seus seguidores reais – pessoas que interagem com sua marca podem notar a sua prática negativa e deixar de seguir a sua conta.

Algo que você não deseja não é mesmo?

O que fazer em vez de comprar seguidores no Instagram?

Se você deseja aumentar sua audiência no Instagram, existem várias maneiras de encontrar pessoas reais que realmente irão se conectar com seus conteúdos e terão um bom relacionamento com sua marca, até mesmo, comprar seu produto ou serviço.

Compartilhe conteúdo que atraia seu público-alvo

Uma das formas de conseguir mais seguidores reais para sua conta, é simplesmente agradar as pessoas que te seguem atualmente. Isso porque o algoritmo do Instagram irá notar que suas publicações possuem bom engajamento, sendo assim, o alcance desse conteúdo crescerá e outras pessoas irão visualizar o mesmo.

Só para ilustrar, esses seguidores em potencial podem esbarrar em suas postagens através de dois recursos diferentes do Instagram:

  • A página explorar;
  • Hashtags.

O ponto principal é, que os seus conteúdos só irão aparecer nesses locais se estiverem com um alto número de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, etc.).

Use o Instagram nas suas ações de marketing

Se o algoritmo do Instagram não estiver dando o resultado que você esperava, promova seu perfil em outro lugar. Isso pode ser feito até na vida real.

Confira alguns exemplos:

  • Link para o Instagram no seu site;
  • Publicações em listas de transmissão ou status do WhatsApp;
  • Conteúdos em colaboração com outra marca;
  • Incentive os clientes em seu estabelecimento a seguirem sua rede social, publicarem fotos e marcar o endereço da mesma ou até mesmo, utilizar um Código QR no seu cardápio, sessão de pagamento, cartão de visita etc.

Não dependa do tráfego orgânico, invista em anúncios

Em vez de usar seu dinheiro com outras coisas superficiais, tente separar uma quantia e invista no tráfego pago. Sem dúvidas isso irá atrair olhares para seu perfil.

O tráfego orgânico é crucial para qualquer estratégia de marketing no Instagram, mas os anúncios são uma das formas mais rápidas e simples de encontrar seu público-alvo em escala, e consequentemente alcançar seus objetivos comerciais.

Se você é iniciante ou não conseguiu entender como funciona a rede social Instagram. Baixe nosso material onde ensinamos tudo que você precisa saber para se posicionar melhor no Instagram e divulgar seu produto ou serviço da forma correta.

Compartilhe esse artigo em seus canais de mídia social

Créditos pela imagem: uihere.com