Como vender no Instagram

Sem dúvidas, aprender a como vender no Instagram oferece a todos usuários as melhores oportunidades para atingir seu público-alvo e impulsionar vendas. Por outro lado, ainda existem pessoas que não sabem como fazer isso, veja a seguir como podemos te ajudar.

foto do cleomir santos consultor de marketing digital

Por CLEOMIR SANTOS

Quando se trata de vender no Instagram comece por aqui

Só para ilustrar, no mês de setembro do ano de 2017, o Instagram anunciou que sua comunidade comercial havia aumentado para 2 milhões de contas, apenas 6 meses depois de atingir 1 milhão de anunciantes no começo do ano.

Dito isso, empresas e profissionais do mundo todo estão conseguindo ter bons resultados através do Instagram.

De acordo com uma pesquisa recente, 75% dos usuários tomam decisões como visitar um site ou realizar uma compra, depois de visualizar os anúncios do Instagram.

Se você ainda não começou a otimizar seu Instagram para vendas, pode estar perdendo uma grande oportunidade.

Caso esteja precisando de um empurrãozinho para isso, leia neste artigo seis dicas comprovadas para ajudar você a vender mais no Instagram.

 

Quer vender? Otimize sua conta comercial do Instagram!

Certamente, a conta comercial do Instagram vem sendo a nova página inicial de uma marca, à medida que mais e mais consumidores estão se voltando para o Instagram, em vez do Google, para pesquisar por marcas.

Isso significa que você deve gastar tanto tempo e esforço tornando seu feed organizado e com uma boa aparência como criar um blog por exemplo.

print do perfil do consultor de marketing digital cleomir.

O que incluir na sua conta comercial?

  • Foto do perfil: escolha uma foto que represente sua marca pessoal ou uma foto da sua logomarca que seja fácil de identificar.
  • Biografia bem elaborada: sua biografia (Bio) do Instagram é muito importante. Ela deve incluir uma descrição clara do seu negócio e que se comunique com seu público. Deixe-os saber exatamente o que você faz ou o que sua marca tem a oferecer.
  • Um link externo: a seção de URL da sua biografia é o único link que pode ser clicado e adicionado à sua conta, por isso, use-a! Este é um ótimo lugar para direcionar o tráfego de suas publicações do Feed e dos Stories. Criar um URL exclusivo para esta seção também permitirá que você acompanhe as visitas ao seu site pelo Instagram.

Certamente, o primeiro ponto de contato entre os seus potenciais clientes e sua marca é o seu perfil do Instagram; portanto, é importante causar uma boa impressão e atrair pessoas a seguir sua conta.

Em suma, ao criar uma história e uma boa identidade visual, você pode transformar visitantes em seguidores fiéis, e isso significa que eles estarão a poucos passos de comprar produtos ou serviços.

 

Como vender no Instagram usando anúncios

Por conta das alterações no algoritmo do Instagram e com o aumento da concorrência na plataforma, é importante testar o que funciona. Ou seja, isso significa que os anúncios do Instagram são cruciais para as estratégias de marketing para microempresas.

Depois de configurar uma conta comercial, você pode decidir quanto deseja gastar, onde deseja que seus anúncios sejam vistos e quanto tempo deseja que eles sejam exibidos.

Dito isso, o Instagram oferece uma variedade de opções de segmentação, para que você possa atender às necessidades da sua marca.

A execução de sua própria campanha publicitária no Instagram não é tão difícil, mas pode ser complicada para muitos usuários da plataforma que nunca usaram.

Por outro lado, podemos afirmar que  também não é tão difícil quanto você pensa!

Aviso! Essa é uma das formas de anunciar e vender no Instagram, mas lembre-se que existem outras. Se tiver dificuldades, procure um profissional.

Em resumo, a maneira mais fácil de exibir anúncios é impulsionando publicações que você compartilhou no Instagram. Basta selecionar a postagem que você deseja divulgar e clicar no botão “promover”.

Em seguida, o Instagram gera automaticamente um “público semelhante” com o qual você pode compartilhar sua publicação, mas você pode criar facilmente seu próprio público no aplicativo escolhendo interesses, faixa etária e sexo.

Logo após definir seu público e orçamento, verifique seu anúncio uma última vez antes de clicar em “Confirmar”.

Em conclusão, você pode começar com um orçamento pequeno e exibir seu anúncio por alguns dias para testar. Caso queira acompanhar o desempenho do seu anúncio, clique em “Visualizar resultados” no canto inferior esquerdo do seu anúncio.

Como vender usando anúncios nos Stories

No mês de março de 2017, o Instagram lançou a publicidade nos Stories, oferecendo às marcas mais uma oportunidade para alcançar mais pessoas.

Esses anúncios visualizados em tela cheia permitem que sua marca use a segmentação a seu favor com intuito de tornar os anúncios mais relevantes para o público desejado.

Embora os anúncios por fotos e vídeos no feed estejam no primeiro lugar, as estatísticas mostram que os anúncios nos Stories crescem cada vez mais.

Só para ilustrar, esses anúncios aparecem entre os Stories de contas que você segue e podem causar um grande impacto nos clientes em potencial.

Em suma, os anúncios feitos pelo Stories, mostra uma pequena tag “Patrocinado” no canto superior direito e uma chamada para ação “Saiba Mais”, localizada na parte inferior.

 

Formato dos anúncios nos Stories

Você pode optar por anúncios em vídeo ou foto. Qualquer que seja sua escolha, certifique-se que os primeiros segundos do anúncio chamem atenção do usuário. Isso porque muitas das vezes as pessoas visualizam os Stories rapidamente.

Os Stories do Instagram se tornaram uma ótima forma das empresas criarem conexões com seus seguidores e mostrarem a personalidade da sua marca.

Em 2017, o Instagram informou que “1 em cada 5 Stories recebe uma mensagem direta dos usuários que estão online”.

Dito isso, os Stories do Instagram oferecem a chance de se conectar com seguidores diariamente (sem sobrecarregar o feed). Aproveite essa oportunidade para se conectar com seus potenciais clientes.

 

Aumente as chances de vender no Instagram com promoções

Certamente, todo consumidor adora uma oferta ou promoção, e o Instagram é um ótimo lugar para lançar novos produtos ou um código de desconto exclusivo para os seguidores.

Em outras palavras, você pode simplesmente adicionar informações promocionais em uma legenda ou no próprio Stories, incentivando os usuários a clicarem no link da biografia.

Se você estiver divulgando uma promoção exclusiva do Instagram, também poderá criar uma prévia em suas outras redes sociais para direcionar tráfego ao perfil.

Em suma, a divulgação das promoções entre suas outras redes sociais incentivará o público a seguir sua conta do Instagram para garantir que não perca ofertas futuras.

Faça parcerias para vender no Instagram

Sem dúvidas, os influenciadores continuam a ser populares, uma vez que as parcerias e colaborações quase substituíram os anúncios e são hoje importantes para uma estratégia de marketing digital.

Certamente, muitos consumidores não confiam mais na publicidade tradicional – eles confiam nas pessoas.

Só para ilustrar, pesquisas recentes mostram que consumidores confiam nas recomendações de pessoas reais em vez dos anúncios de uma empresa.

Em outras palavras, quanto mais fácil o cliente se imaginar usando o produto, mais fácil será vender para ele.

O marketing de influência oferece às empresas uma oportunidade única de alcançar um público-alvo engajado. Embora inicialmente pareça um risco investir no marketing de influenciadores, é importante considerar a ideia e claro, pesquisar mais sobre essas pessoas.

Imagine marcas que investem mais de R$ 500.000 mil reais em um comercial na TV Globo com 30 segundos de duração para alcançar mais de 100 milhões de espectadores.

Podemos afirmar que essas pessoas podem ou não ser o público-alvo da marca.

Por outro lado, uma série de publicações no Instagram de um influenciador de moda com 50.000 mil seguidores pode vender uma linha de produtos inteira em 24 horas. Isso é sensacional não acham?

 

Encontre Micro influenciadores 

Se você não tem orçamento para fechar uma parceria com um grande influenciador, considere a possibilidade de encontrar um micro influenciador. Esses influenciadores têm seguidores significativos, geralmente variando entre 1.000 a 10.000 mil seguidores. 

Os micros influenciadores estão mais dispostos a fazer um acordo tipo permuta, negociando produtos ou serviços em promoção.

Se sua empresa for de pequeno porte, investir em micro influenciadores pode te ajudar a direcionar clientes em potencial para os canais da sua marca.

79% das empresas classificam o engajamento como o fator mais importante na avaliação de quem é o influenciador ideal, seguido pela qualidade dos seguidores (70%) e segmento ou nicho (67%).

 

Marketing de Influência é bom. Mas cuidado!

Sem dúvidas, é importante que você invista seu tempo pensando sobre seus objetivos de campanha antes de começar a usar o marketing de influência.

A definição de objetivos conduzirá as decisões iniciais de planejamento e ajudará a determinar o melhor ajuste para sua parceria.

Ao trabalhar com um influenciador, é importante fazer com que a parceria paga tenha naturalidade.

Colocar um influenciador para falar sobre a qualidade do seu produto provavelmente sairá como um anúncio e perderá rapidamente a atenção do espectador.

Em resumo, seja qual for o caminho escolhido, o marketing de influência é uma ótima forma de explorar um nicho, criar reconhecimento da marca e, é claro, impulsionar vendas.

 

Use as hashtags para vender no Instagram

Afim de que sua marca ganhe força no Instagram e alcance públicos totalmente novos, você precisa dominar a arte de usar hashtags.

As hashtags podem ser ótimas para colocar sua marca na frente de diversas pessoas. No entanto, é importante não utilizar muitas hashtags em suas postagens. Fazer isso pode fazer com sua publicação pareça um spam e uma publicação sem esforço de entregar conteúdo relevante.

É muito melhor focar em hashtags segmentadas e altamente usadas. Isso aumentará as chances de pessoas certas verem suas postagens. Afinal, você não está segmentando qualquer um, e sim, o seu público-alvo.

Em suma, ao escolher com cuidado suas hashtags, você garantirá que as pessoas que encontrarem sua publicação façam parte do seu público-alvo.

 

Como encontrar boas hashtags?

Um truque simples para encontrar ótimas hashtags é ver quais estão sendo utilizadas pelos influenciadores do seu nicho. Lembrando que muitas dessas hashtags podem conter milhões de publicações.

Portanto, se você escolher essas hashtags, é bem provável que sua publicação acabe ficando esquecida. Tente encontrar hashtags que são utilizadas pelos influenciadores para receber mais atenção, só tome cuidado em utiliza-las em excesso.

Por exemplo, a hashtag #viajar atualmente possui mais de 10 milhões de publicações:

print da pesquisa de hashtags

Portanto, se o seu nicho é relacionado a viagens, essa pode não ser a melhor hashtag a ser usada, pois é muito saturada.

É melhor tentar algo mais especifico. Veja #mochileiros. Com 1 milhão de publicações, ainda é uma hashtag popular, mas é muito mais direcionada do que #viajar e consegue atrair um certo tipo de público.

como vender pelo instagram

Use ferramentas para escolher hashtags

Ao escolher suas hashtags, pense no nicho em que sua marca se encontra e crie sua seleção de hashtag em torno disso. Essa é uma abordagem muito melhor do que utilizar qualquer hashtag popular.

Para te ajudar a encontrar hashtags relevantes, utilize o site da Postcron. É bem interessante.

Clique aqui e confira.

Use legendas para atrair e vender

A legenda é outro elemento integrante de qualquer publicação, uma legenda pode ser boa ou não para a mensagem que a marca quer passar para seus usuários.

Se você tem uma imagem atraente, mas uma legenda fraca, sua publicação pode não funcionar muito bem, portanto, é uma área em que você definitivamente precisa prestar atenção.

Em outras palavras, sua legenda pode realmente influenciar na comunicação com o seguidor e potencial cliente. Outro ponto importante, é que as legendas servem para utilizar uma chamada para ação (CTA).

Dito isso, você não precisa oferecer um produto em todas publicações. Você pode incentivar as pessoas a interagir com sua marca de outras formas, como visitar o seu site ou conferir um vídeo.

 

Aprendeu a vender no Instagram?

Em suma, descobrir como vender no Instagram exigirá alguma prática para determinar quais métodos funcionam melhor para o seu negócio. Seguir essas dicas facilitará sua vida, eliminando muitas suposições.

Por outro lado, aprender a vender no Instagram pode ser um pouco desafiador no começo. Mas certamente, depois de algum tempo você pega o jeito, e isso irá atrair pessoas novas que podem se tornar seu novo clientes.

 

Leia também:

Compartilhe esse artigo em seus canais de mídia social

Logomarca me ajuda cleo soluções em marketing digital e vendas

Nossa marca nasceu e atua com intuito de oferecer os melhores serviços de marketing digital para qualquer tipo de negócio, seja sua empresa de pequeno, médio ou grande porte.

Informações de contato

© Me Ajuda Cleo | Todos os direitos reservados. CNPJ 35.159.978/0001-85