O que são leads no marketing e por que eles são importantes para o seu negócio

Você já ouviu falar em leads? Sabe o que eles significam e qual a importância deles para o seu negócio? Se você quer aprender mais sobre esse conceito essencial do marketing digital, continue lendo este artigo.

foto do cleomir santos consultor de marketing digital

Por CLEOMIR SANTOS

O que são leads

Leads é um termo utilizado no marketing digital para se referir a uma oportunidade de negócio representada por um potencial consumidor que demonstrou interesse em seu produto ou serviço. Em outras palavras, é alguém que deixou seus dados de contato, como nome, e-mail, telefone, etc., em troca de alguma recompensa oferecida pela sua marca, como um e-book, um webinar, um cupom de desconto, etc.

placeholder

Ao fornecer seus dados, o lead está dando permissão para que você entre em contato com ele e ofereça mais informações sobre o seu negócio, guiando-o pelo processo de compra até que ele se torne um cliente.

Por que um lead é importante?

Os leads são importantes porque eles representam o primeiro passo na jornada de compra do seu público-alvo. Eles são o resultado de uma estratégia de atração de visitantes para o seu site, por meio de conteúdos relevantes e de qualidade, que despertam o interesse e a curiosidade das pessoas pelo seu segmento de mercado.

Ao capturar os leads, você consegue criar um relacionamento com eles, enviando conteúdos personalizados e segmentados, de acordo com o perfil e o estágio de compra de cada um. Dessa forma, você aumenta as chances de converter os leads em clientes, gerando mais vendas e receita para o seu negócio.

Além disso, os leads também são importantes para medir o retorno sobre o investimento (ROI) das suas ações de marketing digital, pois permitem acompanhar o desempenho das suas campanhas e identificar quais são as mais efetivas para gerar resultados.

Como gerar leads

Para gerar leads, você precisa oferecer algo de valor para o seu público-alvo, que o incentive a deixar seus dados de contato. Esse algo de valor pode ser um conteúdo educativo, informativo ou de entretenimento, que esteja relacionado ao seu produto ou serviço, e que ajude o seu potencial cliente a resolver um problema ou uma necessidade.

Existem diversos formatos de conteúdo que você pode utilizar para gerar leads, como:

  • E-books;
  • Webinars;
  • Podcasts;
  • Infográficos;
  • Checklists;
  • Planilhas;
  • Templates;
  • Etc.

O importante é que o conteúdo seja relevante, útil e de qualidade para o seu público-alvo, e que esteja alinhado com os objetivos do seu negócio.

Para disponibilizar o seu conteúdo, você precisa criar uma página de destino, chamada de landing page, onde você vai colocar um formulário de captura de leads, com os campos que você deseja obter, como nome, e-mail, cargo, empresa, etc. Você também deve criar um título chamativo, uma descrição clara e uma imagem atraente para a sua oferta.

placeholder

Como nutrir um lead já conquistado?

Gerar leads é apenas o primeiro passo para conquistar clientes. Depois de capturar os leads, você precisa nutri-los, ou seja, enviar conteúdos que os eduquem e os preparem para a decisão de compra.

Para nutri-los, você precisa criar uma sequência de e-mails, chamada de fluxo de nutrição, que vai enviar mensagens automáticas para os mesmos, de acordo com o seu comportamento e o seu estágio de compra.

placeholder

O objetivo do fluxo de nutrição é manter o relacionamento com os leads, gerar confiança e autoridade, e mostrar como o seu produto ou serviço pode solucionar o problema ou a necessidade do seu potencial cliente.

Para criar um fluxo de nutrição eficiente, você precisa:

  • Segmentar os seus leads, de acordo com critérios como perfil, interesse, origem, etc.;
  • Definir os objetivos e as metas do seu fluxo, como aumentar o engajamento, a qualificação ou a conversão;
  • Escolher os conteúdos mais adequados para cada etapa do fluxo, como artigos, vídeos, cases de sucesso, depoimentos, etc.;
  • Definir a frequência e o intervalo dos envios, de acordo com o tempo médio de compra do seu produto ou serviço;
  • Monitorar e analisar os resultados do seu fluxo, como taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de conversão, etc.

Conclusão sobre o que são leads no marketing

Neste artigo, você aprendeu o que são leads e por que eles são importantes para o seu negócio. Você também viu como gerar e nutrir, utilizando conteúdos de valor e estratégias de e-mail marketing.

Agora que você já sabe tudo sobre lead, que tal começar a aplicar essas dicas no seu negócio e aumentar as suas chances de sucesso?

Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos e se você quer aprender mais sobre marketing digital, acompanhe nossos canais de mídia social.

Compartilhe esse artigo em seus canais de mídia social

Me Ajuda Cleo - Soluções em marketing digital