VAMOS LER
Como fazer um código QR para melhorar a experiência de compra no varejo
Os varejistas estão continuamente buscando maneiras inovadoras de aprimorar as experiências do cliente, à medida que os tempos no varejo continuam mudando. Como um código de barras bidimensional, os códigos QR são um dos mais importantes a surgir nos últimos anos, permitindo uma rápida digitalização através de smartphones e conectando entre mundos físicos e digitais. O artigo a seguir explica como o gerador de QR code pode ser aplicado para melhorar a experiência de compra e até mesmo fornecer um plano de ação para sua criação e implementação real.
Imagem por Freepik
Compreender o papel dos códigos QR
Antes de zarpar para as formas práticas de criar códigos QR, entender a importância dos códigos QR no varejo se torna mais vital. O código QR ajuda a facilitar os processos, complementa informações adicionais e envolve os clientes de forma interativa. Algumas das principais características que melhor introduzem os códigos QR são:
- Acesso a informações aprimoradas: os códigos QR podem vincular os clientes diretamente às informações do produto, avaliações de usuários e vídeos de orientação para melhores decisões de compra.
- Transação sem contato: O mundo pós-pandemia encontrou modos de pagamento sem contato para algo incrivelmente importante. Digitalizar um código QR para fazer uma compra — garante a segurança, já que é sem contato.
- Marketing personalizado: Através do uso de um código QR que vincula a promoções personalizadas desenvolvidas a partir do comportamento e da preferência do cliente, campanhas de marketing focadas podem ser implementadas pelos varejistas.
- Integração mais suave: os códigos QR se integraram perfeitamente com as plataformas de mídia social, programas de fidelidade e sistemas de feedback do cliente para uma experiência de compra mais coesa.
- Coleta de dados: os códigos QR ajudam os varejistas a coletar dados valiosos relacionados às interações, preferências e comportamentos dos clientes para estratégias futuras.
Criar um QR code personalizado eficazes: um guia passo-a-passo
Os códigos QR são fáceis de fazer, mas fazê-los funcionar para você requer algum planejamento. Veja como:
Identifique seus objetivos
Antes de criar um código QR, defina o seu propósito. Pode ser qualquer coisa, desde oferecer informações sobre um produto, permitir uma forma de pagar, promover um programa de fidelidade, até oferecer uma experiência única na loja. Isso então lhe dará um objetivo exato em mente ao projetar e implementar seu código QR.
Escolhendo o Gerador de QR Code Certo
Há muitos gerador de QR code online, que têm características variantes. Aqui estão alguns populares:
- QR Code Generator: Muito simples e fácil de usar; ótimo para um código QR básico.
- QRStuff: Permite a personalização de cores e uma escolha de outras opções, até mesmo a opção de editar o código QR mais tarde, tornando-o dinâmico.
- Unitag QR Code Generator: Personalização avançada é permitida através dele para que você possa projetar um código atraente usando sua própria marca.
Como na escolha do gerador, há uma necessidade de pensar em códigos estáticos ou dinâmicos. Claro, estes últimos são mais agradáveis para fins de marketing porque é possível editar os conteúdos ligados sem criar QR code.
Conecte-se ao conteúdo valioso
Onde você vincula o código QR faz uma grande diferença em seu sucesso. Aqui estão algumas ideias para conteúdo que você pode considerar:
- Informações sobre o produto: descrição completa do produto, suas especificações, seu preço e onde ele pode ser utilizado.
- Descontos e promoções: É aconselhável usar um código QR para oferecer aos clientes algum tipo de desconto especial ou promoção para influenciá-los a digitalizar.
- Experiências imersivas: Projete uma experiência de compra virtual, incluindo recursos de realidade aumentada, elementos de gamificação e outros recursos interativos que destacam a marca.
- Feedback do cliente: Link para pesquisas ou um formulário de feedback para permitir que os clientes lhe deem feedback que novamente o ajudará a reunir informações para melhorias.
Teste o seu QR Code
- Antes de colocar o seu código QR no ar, teste-o minuciosamente para garantir que ele funcione em todos os dispositivos e aplicativos de digitalização. Faça testes para:
- Funcional O QR deve ser capaz de redirecionar para o conteúdo específico e não falhar.
- Compatibilidade Teste-o com uma variedade de smartphones diferentes e vários aplicativos para digitalização, confirmando que isso deve funcionar universalmente.
- Responsividade – Experiência do usuário: O conteúdo aberto deve ser responsivo, proporcionando uma experiência de usuário suave.
Publique o seu código QR
Uma vez que você criou seu código QR e está pronto para ação, o que se segue é uma promoção adequada dele. Aqui estão algumas maneiras de dar uma boa exposição e incentivar as pessoas a usá-lo:
- Coloque na loja: Coloque códigos QR em displays de produtos, balcões de check-out ou sacolas de compras. Considere colocá-los em cartazes ou cartazes que destacam promoções onde eles podem ser facilmente acessados pelos clientes enquanto eles estão fazendo compras. Inclua desenhos chamativos que imploram para serem digitalizados.
- Campanhas de mídia social: coloque seus códigos QR em sites de redes sociais e convide qualquer seguidor para procurar ofertas especiais, descontos de preço e até mesmo conteúdo. Os visuais vão tornar tudo muito mais interessante, juntamente com uma chamada para a ação. Realizar qualquer concurso ou brindes que requeiram a digitalização do código QR pode garantir maior participação e engajamento.
- Email Marketing: Adicione códigos QR aos seus boletins de e-mail; estes irão vinculá-los diretamente a promoções especiais, novas chegadas ou ofertas personalizadas. Tenha em mente que o benefício da digitalização deve ser explicado em milagres, também. Além disso, ofertas semelhantes baseadas na segmentação de público aumentarão o CTR e enviarão mais tráfego para seu site ou loja física.
- Colaboração: Colabore com influenciadores ou marcas para ampliar seu alcance. Os influenciadores podem compartilhar seus códigos QR com seu público, pedindo-lhes para se envolver com o seu conteúdo. As iniciativas de co-branding também podem fornecer promoções benéficas que atraem clientes de ambas as marcas.
Aplicações reais de códigos QR no varejo
Alguns exemplos de como os varejistas do mundo real foram capazes de colocar códigos QR em ação em sua experiência de compra podem ser os seguintes.
- IKEA
A IKEA imprime códigos QR nos rótulos dos seus produtos para facilitar a leitura e o acesso imediato aos clientes às instruções, comentários dos clientes e dimensões reais do produto. Isso irá melhorar a experiência de compra e aliviá-los de chegar ao serviço ao cliente.
- Starbucks
A Starbucks inclui códigos de resposta rápida no programa de fidelidade. Os clientes podem ganhar pontos, reivindicar recompensas e navegar por ofertas personalizadas digitando o código. A integração perfeita de códigos QR com o aplicativo envolve os clientes mais do que nunca em seu programa de fidelidade.
- Nike
A Nike implementou códigos QR em suas lojas que ajudam o cliente a entender detalhadamente o material usado para fazer os produtos e as práticas de sustentabilidade envolvidas no que eles comprarão. Tal transparência sem dúvida constrói confiança e ressoa com os valores do cliente socialmente consciente.
- Amazon Go
Os códigos QR guiariam a pessoa pela experiência de compra nas lojas da Amazon Go sem caixas. Ao entrar na loja, simplesmente deseja escanear um código QR. Os itens que um cliente compra são rastreados através da sua conta na Amazon; portanto, tornando o checkout fácil.
Melhores práticas de uso de código QR no varejo
Seguem-se algumas boas práticas que podem ser consideradas para maximizar a eficácia dos códigos QR no varejo:
- Educar seus clientes: Nem todos podem estar cientes de códigos QR. Você pode querer incluir instruções super breves sobre como digitalizar e alguns benefícios para a digitalização de um código QR.
- Acompanhe o desempenho: Porque a análise pode ajudá-lo a saber o desempenho do seu código QR. Observe as taxas de varredura, o engajamento do usuário e as métricas de conversão que identificam como ele funciona.
- Mantenha-o atualizado: atualize regularmente as informações vinculadas aos seus códigos QR antes que a frustração do cliente e eventual desengajamento se instalem.
- Garantir a segurança: Link os códigos QR para proteger sites, a fim de proteger as informações do cliente. Tornar transparente o uso dos dados pode ajudar a construir confiança e incentivar as pessoas a digitalizar mais.
- Experiência multicanal: você precisa adicionar o código QR à estratégia geral de marketing, mas também deve garantir que ele complemente os canais online e offline para uma experiência coesa do cliente.
Conclusão
Nesta visão, os códigos QR deixaram de ser uma moda e se tornaram parte integrante das compras no varejo, de modo que a sua ausência em seus pontos de venda colocaria o negócio em desvantagem. Seguindo esses passos para a criação de códigos QR eficazes, e considerando a aplicação do mundo real, desenvolve o envolvimento do cliente, agiliza os processos e, eventualmente, leva às vendas. Com a tecnologia se movendo tão rápido quanto é, o empreendedor que atende e tira proveito desta solução inovadora-códigos QR inovadores, por exemplo, estará em um ótimo lugar para atender às demandas do cliente de hoje. Então, comece a criar com seu código QR hoje e assista-os transformar a experiência de compra dos seus clientes.